quarta-feira, 12 de março de 2008

Coluna do Rubem Neto

A partir de que ponto se pode considerar “perdido”?


“Episódios Perdidos”: denominação utilizada no meio CH para definir os episódios que SBT não exibe mais. Todo chavesmaníaco conhece os perdidos. O que acontece é que, ultimamente, vários fãs vem querendo considerar episódios que quase não passam como perdidos. A pergunta que fica é: a partir de quando pode se considerar um episódio perdido?
No meio ch tem se falado muito sobre episódios que estão deixando de ser exibidos pelo SBT. Tomemos como exemplo os episódios “Seu madruga professor” parte 1 e parte 2.

Seu Madruga Professor parte 1

A parte 1 dessa saga não é exibida há um bom tempo pelo SBT. E a parte 2 só é exibida umas três vezes ao ano. E ainda tem o detalhe que o Brasil todo não vê esse episódio há alguns anos. Esse episódio pode vir a virar “perdido”?
Atualmente temos exatos quatro episódios que não exibidos há mais de três anos:
. O Homem Invisível Versão 1
. A Falta D'água Versão 1
. O Professor Apaixonado
. Mal Entendidos Versão 1
Atualmente esses são os únicos episódios, que na minha opinião, já podem ser considerados perdidos. Mesmo assim, nunca se sabe, pois o SBT pode, repentinamente, voltar com algum deles ou com todos.
Um grande problema no meio ch atualmente é que qualquer episódio que fica três meses sem ser exibido começa a ser chamado de “perdido” pelos chavesmaníacos. Isso deve ser evitado. Todos nós conhecemos a “regularidade super pontual” do SBT, que infelizmente é um canal 100% imprevisível. E uma das grandes vítimas dessa irresponsabilidade para com o telespectador são as séries CH. Isso todos nós sabemos.
Sem contar do fato que em alguns lugares do Brasil não é exibido chaves em certos horários, fazendo com que as pessoas desses estados pensem que alguns episódios viraram perdidos. No FUCH (fórum único chespirito) temos vários casos de users que pensam que os episódios não são mais exibidos pelo fato do SBT não passar em seu estado.
Fica muito difícil dizer se um episódio é “perdido” ou não, o fato é que as exibições de chaves no SBT são muito irregulares e não existe uma lista de exibições. É tudo muito desorganizado.

Então por isso eu acho que não se deve sair pelos quatro ventos falando que “vinte episódios viraram perdidos” e etc. Se foi possível um episódios serem dublados e só quinze anos depois serem exibidos, se deve esperar de tudo do SBT, tudo mesmo.





Entrevista com Mário Lúcio de Freitas

Produtor musical, compositor, músico de conjunto, apresentador, dublador, diretor de dublagem, cantor e ator brasileiro. Mário Lúcio de Freitas foi criador das famosas BGMs (background music) das séries CH e dublou Horácio Gómez Bolaños no “clube do chaves”.
No dia 11 de dezembro de 2007, eu realizei uma entrevista com ele. Foi bem pequena. Mas aí está ela:

Como era o processo de criação de bgms no tempo da dublagem "MAGA"?
R= A TVS ia me pedindo umas músicas incidentais e eu criando. Mas não somente para a série Chaves, para outros produtos também.

Você não conseguiu guardar as BGMs em seu acervo?
R= Naquela época não era digital, e gravávamos nos estúdios da própria emissora.

Você acha que o SBT ainda as tem?
R= Não acredito. Não são organizados a este ponto.

Atualmente está se tendo fortes especulações sobre a transferência das séries CH
para a Record em 2008, pelo risco de não-renovação do SBT com a Televisa, o que você acha sobre isso?
R= Acho que isso não vai ocorrer. É um dos carros-chefe da emissora.

E como ficaria a dublagem maga nessa transição de emissoras, você acha que eles iriam querer redublar?
R= Teriam que redublar, pois a dublagem é do SBT.

Qual foi o motivo do seu "rompimento" com o SBT?
R= Falta de cumprimento da lei do direito autoral.

Na época da dublagem do clube, como foi o processo (de dublagem)?
R= Transcorreu de maneira normal. Exigi que se usasse o maior número possível de dubladores originais. Durou um ano e meio. Os dubladores foram todos aprovados pelo SBT.

Você achou necessária a substituição da dublagem BKS (exibida na CNT) pela dublagem da
Gota Mágica (usada no SBT)?
R= Sob meu ponto de vista, sim. Mas quem achou que isso deveria ser feito foi o próprio SBT.

O que você acha sobre o "Clube do Chaves" não ter feito o sucesso esperado na época em que foi exibido? E se o Marcelo Gastaldi estivesse vivo, será que o clube teria feito um sucesso maior?
R = Acho que as pessoas estranharam a falta do Marcelo, assim como estranharam os atores mexicanos estarem bem mais velhos e seus personagens mais adultos; Chaves era uma criança num barril e o Chaveco um ex-ladrão, meio sacana, entendeu? Mas, atualmente, passaram a reconhecer o trabalho do Cassiano que, por sinal, foi muito bom.


Bom pessoal, isso é tudo e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: